Alugamos Seu Imóvel

Se você é proprietário de um imóvel ou pensa em investir, a locação continua sendo um dos melhores negócios. Consulte o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) apurado pela FGV.

Mas é sabido, principalmente por proprietários que alugaram seus imóveis, sem a intermediação de um(a) corretor(a) de imóveis, que o processo de locação não é tão simples, quanto parece. Assim, procuramos esclarecer algumas dúvidas à cerca da locação de imóveis.

Devo alugar meu imóvel de forma particular ou através de um(a) corretor(a) de imóveis ou imobiliária?

Óbvio que os serviços de um(a) corretor(a) de imóveis autônomo ou de uma imobiliária, podem incorrer em alguns encargos, mas através de profissionais habilitados, é que se pode encontrar o inquilino ideal, para ocupar o seu imóvel, evitando, assim, uma série de dissabores.

Quanto devo cobrar pelo aluguel?

Evidentemente, ao se vender um imóvel, o valor dos frutos desta transação é algo imediato e maior que o da primeira locação, por exemplo. No caso da locação, a contrapartida é a garantia de um rendimento mensal, com periodicidade e valores fixos.

Assim, muitos proprietários estipulam o valor da locação, considerando o valor do imóvel e suas despesas fixas, habituais. Mas, se tiver como apoio, a atuação de um corretor ou imobiliária, tem a vantagem de poder estar mais antenado com o mercado imobiliário e suas variações técnicas, que incluem, por exemplo, a sua localização; a área privativa (em caso de apartamentos); o seu estado; o entorno aonde se localiza; a procura de interessados, dentre tantas outras.

Divulgação

Saber qual as melhores formas de divulgação do seu imóvel, é fator primordial para o sucesso de uma transação imobiliária e, uma consultoria especializada sobre estratégias eficientes para divulgar o seu imóvel, feita por profissionais da área, indica como destacá-lo, com diferenciais, frente aos demais. Sendo assim, um(a) corretor(a) pode lhe ajudar, não só no que diz respeito ao agendamento de visitas, o básico, assim como transformar o seu imóvel, através de uma decoração rápida, funcional e acessível, em um empreendimento mais atrativo para os interessados no mesmo.

Administração de imóveis

Locar um imóvel não consiste, apenas, em entregar as chaves ao locatário e ponto final. Antes da locação, propriamente dita, uma gama de documentação precisa ser providenciada. Sanada esta fase, há a preocupação de manter o fluxo de recebimento dos aluguéis, manter os reajustes e atender questões relacionadas ao seu inquilino. Neste caso, se você não possui tempo, interesse e/ou paciência para intermediar todo este processo, um(a) corretor(a) é o profissional mais indicado para administrar o seu imóvel.

Vou alugar por conta própria, vale à pena?

Essa é uma decisão tão e somente do proprietário. A verdade é que tendo a intermediação de um profissional da área, existem custos, naturalmente, mas, por outro lado, se alguns detalhes de máxima importância, forem deixados de lado, pelo locador, tais custos podem vir a ser bem maiores e lhe trazer “boas” dores de cabeça.

Qual o ganho de um(a) corretor(a)/imobiliária, sobre uma locação?

Os honorários de um profissional da área, de acordo com o que dita as normas dos Crecis, é da ordem de 1 aluguel (no caso, o primeiro). Mas, se a transação envolver avaliações, elaboração de contratos ou administração dos imóveis, pode haver aumento desse valor, sendo que tais serviços são opcionais.

Relação de Documentos para locação do seu imóvel

Locador:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante da propriedade ou domínio do imóvel.

Se pessoas jurídicas:

  • Contrato social da empresa;
  • Número do Cadastro Geral de Contribuintes – CGC;
  • Comprovante da propriedade ou domínio do imóvel.

Locatário:

  • cópia autenticada em cartório do RG e CPF;
  • cópia autenticada em cartório do RG e CPF do cônjuge, se houver;
  • certidão atualizada de estado civil;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda atualizado do locatário e de seu cônjuge, se houver.

Fiador (se for esta a garantia locatícia):

O fiador deverá preencher uma ficha de cadastro e anexar, a esse documento, os seguintes itens:

  • cópia do RG e CPF do fiador;
  • cópia do RG e CPF do cônjuge, se houver;
  • comprovante de residência;
  • cópia atualizada do registro de imóvel;
  • certidão atualizada de estado civil;
  • comprovante de renda na forma de holerite ou Imposto de Renda do fiador e seu cônjuge.

Obs: assim como no caso do locatário, a receita mínima deve ser equivalente a três vezes o valor do aluguel.

Como alugar meu imóvel com segurança

É preciso estar alerta a vários fatores e um deles é sobre a reputação do seu novo inquilino. Para isso, é necessário saber se ele tem condições de arcar com o valor do aluguel, o que pode ser verificado através de análises de crédito feitas por meio de contracheques, carta do banco ou alguma garantia locatícia, se não existir fiador, como depósito caução ou seguro-fiança.

Além disso, cheque todas as cláusulas do contrato que deve ser detalhado nas suas condições, deixando bem claros os deveres e direitos de ambas as partes, principalmente no que diz respeito ao uso a que se destina o imóvel: residencial, comercial ou misto. Isso evita que o seu imóvel residencial, por exemplo, seja transformado num barzinho, com música barulhenta, até altas horas da madrugada.

Daí o reforço na questão de você pensar bem, antes de fazer uma negociação por contra própria que é econômica, claro, mas ser assessorado, por um profissional, pode lhe trazer mais cautela e segurança, nas decisões.

[vc_images_carousel images=”10903,10888,10887,10886,10885,10883″ slides_per_view=”3″ autoplay=”yes”]
[vc_basic_grid post_type=”post” max_items=”10″ grid_id=”vc_gid:1634504438692-ee43f296-bfbf-8″]

Nosso Endereço

R. Getúlio Vargas, 265 - Vila Praiana
42704-690 - Lauro de Freitas - Bahia

Fones

Fone/WhatsApp: +55 (71) 4113-3219
Telegram: +55 (71) 98400-5153

e-Mails

raycasales@creci.org.br parceiros@raycasales.cim.br

Atendimento Online

Estamos disponíveis, também, em nossos perfis, nas redes sociais.