Avaliamos Seu Imóvel

Porque é Importante e até Imprescindível, a Avaliação Imobiliária

Não raro famílias crescem e, consequentemente, também as necessidades de espaço, conforto e melhoria de qualidade de vida.

E agora? Vender o imóvel, é óbvio, para adquirir um outro, que atenda todas as necessidades. Mas, como saber o quanto o mesmo vale, para a comercialização? Afinal, ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo? Além disso, também não se pode cobrar um valor acima do mercado.

E é aí que entra a “Avaliação de Imóveis“, pois através dela é que se pode analisar a idade, o estado de conservação, o seu entorno (benfeitorias, área comercial e de lazer…). Mas, sem os conhecimentos técnicos, você saberia detalhar tais fatores?

Vantagens de Avaliar um Imóvel

Primordialmente, é o poder de negociação, afinal, como quaisquer outros produtos, um imóvel não pode ser precificado, nem muito abaixo e nem muito acima do seu valor mercadológico real. Precisa haver coerência se a pretensão é atrair compradores e, o mais breve possível, atingir o seu objetivo de venda.

Ao avaliar e praticar o valor correto, cria-se a possibilidade de uma negociação melhor. Geralmente o processo é muito ágil, atendendo às expectativas das partes envolvidas e, principalmente, evitando que você sofra algum prejuízo no negócio, por falta de informação sobre o real valor do imóvel. E, ainda que o seu objetivo, não seja o de vende-lo, é sempre bom ter a ciência de quanto vale, de verdade, o seu patrimônio. Assim, você saberá se o mesmo está desvalorizando ou valorizando e essa informação é de suma importância, no caso de um dia resolver vendê-lo. Isso lhe garantirá segurança, em negociações futuras.

Outro fator, não menos importante, é quanto ao planejamento financeiro, pois uma vez que você conhece o valor do seu patrimônio, com todos os seus custos e demais características intrínsecas ao mesmo, certamente você terá maior domínio sobre a sua vida financeira. Isso sem contar com o fato de que, ao ter uma avaliação imobiliária, elaborada de forma correta, você sempre estará agindo de acordo com a lei, uma vez que as suas obrigações tributárias estarão de acordo com o seu patrimônio, garantindo, assim, segurança e idoneidade ao mesmo, fatores que lhe asseguram uma transação segura, rápida e vantajosa, caso venha a se desfazer dele.

Enfim, caso você queira ou não, negociar o seu imóvel, seja para venda ou locação, a avaliação imobiliária é uma ferramenta poderosa para que você tenha a exata situação da sua vida financeira, tanto no momento atual, quanto para projeções futuras.

E tenha em mente que a avaliação imobiliária é importante, também, para o caso de compra de um imóvel, visto que você já possui um embasamento para analisar o imóvel a ser adquirido.

Daí você pergunta:

Então a Avaliação Imobiliária é uma ferramenta útil, caso eu queira contratar um seguro?

Resposta:

Claro! Uma vez que as apólices de seguro tem seu valor estipulado em cima do bem a ser segurado, você corre o risco de pagar um valor bem acima do que o que deveria ser cobrado, de acordo com o seu imóvel.

Alguns Fatores a Serem Analisados em uma Avaliação Imobiliária:

valorização do entorno/infraestrutura – se há segurança; qual o nível de movimentação; se há pontos de poluição; quais os meios de locomoção; se há escolas, colégios e faculdades e/ou universidades; centros comerciais, áreas verdes; parques; praias; shoppings …

Valorização da localização do seu imóvel

  • distância entre o seu imóvel e os centros comerciais, transporte e serviços;
  • análise da região, no que diz respeito a obras futuras, melhorias, implantação de infraestrutura.

Procure a Ajuda de um Avaliador de Imóveis

Temos aqui uma dica que é indispensável para obter uma avaliação precisa. Você deve compreender quais são os critérios que determinam os preços no mercado imobiliário, conforme mencionamos acima, mas é preciso ter um pouco mais de cuidado nessa questão.

Levando em consideração que esse é um setor de negócios especializado, repleto de nuances muito e dinâmico, recomendamos contratar um Corretor de Imóveis, para que possa lhe dar suporte e assessoramento, no sentido de como avaliar um imóvel. Esse profissional é que está abalizado a lhe auxiliar na determinação do valor do seu imóvel, lhe orientar no sentido de como agir durante a negociação, lhe mostrando a realidade.

Escolher a assessoria de quem tem credibilidade no mercado é vital para a comercialização do seu patrimônio. Além de intermediar a sua relação com os compradores potenciais, ela oferece acompanhamento técnico, da avaliação à escritura, garantindo a segurança da transação.

Quanto Custa Avaliar um Imóvel?

Quanto ao preço dos serviços de avaliação, é necessário esclarecer que a Constituição Federal de 1988 instituiu no Brasil o princípio da LIVRE CONCORRÊNCIA, mediante o seguinte texto:

“Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos, existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

I- soberania nacional;

II – propriedade privada;

III – função social da propriedade;

IV – livre concorrência; …” (negritos agregados).

Por força, portanto, de compulsão constitucional, não é possível, no Brasil, a existência de qualquer tabelamento de preços, de produtos ou de serviços. Assim, o papel deste Manual NÃO É fixar preços de serviços de avaliação imobiliária. Sua função é apenas servir como elemento REFERENCIAL, para que Corretores de Imóveis Avaliadores possam oferecer, aos seus clientes, propostas de preços de serviços em sintonia com o custo efetivo do serviço a ser prestado.

Por outro lado, se o salário mínimo é instrumento legal de dignificação da pessoa humana, nada mais justo do que utilizar o seu valor como referência inicial na fixação dos honorários mínimos do profissional Avaliador imobiliário. Assim, sem prejuízo da autonomia de cada profissional em fixar seus próprios honorários, apenas a título de referência, fica a sugestão:

  • honorários mínimos para qualquer trabalho de avaliação imobiliária: 01 (um) salário mínimo (grifo meu) / HORA TÉCNICA (Lei nº 6.205/1975 – Art. 1º)

Fonte: e-Book Honorários Sobre Serviços de Avaliação Imobiliária – Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários – CNAI

Como é Feita a Avaliação do Imóvel?

Como já foi explicado, um dos objetivos da avaliação imobiliária é a comprovação das informações sobre o seu patrimônio, ou seja, uma prática específica para conferir, ao mesmo, o seu real valor e esta prática é realizada por meio do Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica – PTAM ou Laudo de Avaliação, elaborado por corretores de imóveis e peritos avaliadores, determinando o preço de um bem, objetivando a compra, venda ou aluguel.

Outrossim, o PTAM, é amplamente utilizado pelas instituições bancárias, nos casos de cálculos de seguros; liberação de financiamentos; expropriação; aferição de bens de instituições públicas e organizações privadas e leilões.

Judicialmente falando, é utilizado em casos de herança (inventário); dissolução de sociedades comerciais; divórcios e tantas outras ações. Assim, o PTAM é um documento expedido por corretores de imóveis, que tem a função de auxiliar nos mais diversos tipos de processos, aplicados aos mais variados contextos.

Esperamos ter explicado da melhor maneira possível, quais as funções e vantagens de uma Avaliação Imobiliária, e, caso precise de serviço desta natureza, nos consulte, essa consulta é sem nenhum custo para você.

Solicite seu Laudo de Avaliação de Imóvel

Avaliação assinada por Ray Casales

Avaliadora cadastrada no TJ-BA e no CNAI

Melhor custo-benefício do mercado

[NEXForms id=”3″]

Nosso Endereço

R. Getúlio Vargas, 265 - Vila Praiana
42704-690 - Lauro de Freitas - Bahia

Fones

Fone/WhatsApp: +55 (71) 4113-3219
Telegram: +55 (71) 98400-5153

e-Mails

raycasales@creci.org.br parceiros@raycasales.cim.br

Atendimento Online

Estamos disponíveis, também, em nossos perfis, nas redes sociais.