O que esperar do mercado imobili谩rio em 2021

Com a taxa de juros em seu patamar mais baixo da hist贸ria, as pessoas continuam buscando ativos reais, a exemplo dos im贸veis, porque 茅 algo em que o valor 茅 melhor retido

O setor imobili谩rio sofreu mudan莽as expressivas em virtude da Covid-19. Mas, mesmo em um cen谩rio at铆pico, apresentou um excelente desempenho no 煤ltimo ano. Com as pessoas na maior parte do tempo dentro de suas casas, houve uma mudan莽a no comportamento do consumidor e isso refletiu, inclusive, na forma como um im贸vel 茅 adquirido. Para 2021, a expectativa 茅 positiva.

A ascend锚ncia do mercado imobili谩rio deve continuar. Com a taxa de juros em seu patamar mais baixo da hist贸ria, as pessoas continuam buscando ativos reais, a exemplo dos im贸veis, porque 茅 algo em que o valor 茅 melhor retido. Sabendo disso, as incorporadoras dever茫o oferecer muitos lan莽amentos para este ano.

Como tend锚ncia, a utiliza莽茫o m谩xima dos recursos 茅 algo que chegou para ficar.聽 A aposta dever谩 ser em inova莽茫o e praticidade para economizar o tempo das pessoas: trazer inova莽玫es que permitam que elas consigam resolver de casa a maior gama de necessidades poss铆vel. O consumidor aprendeu com a crise que ele precisa de praticidade. Seu apartamento deve servir como escrit贸rio, academia e tamb茅m como um ambiente para se divertir, isso porque ele pode ter restri莽玫es de mobilidade ou mesmo a necessidade, como no caso do home office.

Tamb茅m 茅 preciso falar em inova莽茫o digital. Embora tenha sido acentuado na pandemia, a inova莽茫o digital no setor imobili谩rio 茅 algo que j谩 vinha acontecendo h谩 aproximadamente tr锚s anos. Esta 茅 uma tend锚ncia que atinge todos os setores. No mercado de im贸veis, isso se levanta mais forte no aspecto da rela莽茫o de compra com a incorporadora, que j谩 n茫o necessita ser f铆sica. 脡 poss铆vel ter esse contato atrav茅s de aplicativos, seja para assinar, renegociar contratos, enfim, n茫o h谩 necessidade de deslocamentos para resolver quest玫es triviais que podem ser sanadas de forma online.

Logo, 茅 essencial aprimorar e oferecer solu莽玫es tecnol贸gicas daqui para frente. Essa possibilidade teve grande destaque e assim deve permanecer. O novo perfil de consumidor enxerga a tecnologia como uma aliada no processo de compra e nas 谩reas comuns e privativas dos empreendimentos. Dito isso, 茅 v谩lido pontuar que esse estilo de vida mais moderno tende a se consolidar enquanto um verdadeiro guia para os pr贸ximos empreendimentos do mercado imobili谩rio. A tecnologia veio para ficar.

Os empreendimentos que levarem em considera莽茫o esses fatores com certeza sair茫o na frente. O desafio 茅 conceber produtos imobili谩rios dentro de um mercado cada vez mais din芒mico. Encontrar a rela莽茫o dos pr茅dios e moradias com a cidade e entender como consumo e propriedade se relacionam 茅 imprescind铆vel.


Por: Leandro Lorenzon – diretor da iUrbam Empreendimentos. Possui 20 anos de atua莽茫o no mercado imobili谩rio e constru莽茫o civil. Formado em engenharia civil e administra莽茫o de empresas, tamb茅m possui Full-time MBA em Real Estate no EUA.
Fonte: ESBRASIL

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